Boa noite, galera!
Acabei de jantar uma comidinha déli e quis compartilhar com vocês! Principalmente a receita de homus que meu amor faz que é tudooooo e o melhor é que ele é o tipo de alimento que dá pra usar nas três refeições. De manhã com pãozinho ou torradinha (energia pra passar o dia sem piscar o olho, só pra dormir :P) e no almoço/jantar com legumes, como foi o meu de hoje, que pode ou não ter carboidrato também, né. A gente tava com preguiça de fazer, ehehehe. Eu gosto desse tipo de pastinhas pra substituir requeijão, margarina, manteiga, que eu consumo também, porém menos. Teve um outro post que mostrei o creme de ricota (veja AQUI), outra boa opção!
Então, a receita é:
A consistência pode ficar mais ou menos pastosa, conforme seu gosto. |
Homus
- 1 cebola branca
- 500 g de grão de bico
- suco de 1 limão
- pimenta branca a gosto
- sal a gosto
- Deixar o grão de bico de molho de um dia pra o outro, cozinhá-lo em uma panela de pressão até ficar macio, quando estiver pronto, escorrer o grão de bico e reservar o caldo do cozimento em um recipiente.
- Colocar no liquidificador duas conchas do caldo do cozimento que sobrou e o resto dos ingredientes até obter uma consistência de patê. Se necessário, colocar mais um pouco do caldo até obter a consistência desejada.
OBS.: Quando usar lembre-se de colocar um fiozinho de azeite por cima :)
Benefícios do grão de bico:
"O grão-de-bico é repleto detriptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, aquela famosa substância que garante asensação de bem-estar. É também uma rica fonte de ferro, carboidratos e proteínas, devendo até mesmo sua casca ser aproveitada, já que é rico em fibras. Seu consumo semanal garante diversos efeitos fisiológicos, como maiores taxas de ovulação e melhoria do padrão de desenvolvimento das crianças.
O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, porque são totalmente digeridas pelo corpo.
Segundo a nutricionista Gabriela Passoni, “o grão-de-bico apresenta uma boa biodisponibilidade, assegurando a oxigenação no cérebro, e a síntese de mielina, que é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervosos, o que pode melhorar o raciocínio, adisposição física e também o humor.
Além disso, as fibras dão a sensação de saciedade, fazendo com que a vontade de comer diminua e auxiliando na manutenção do peso."
***
E a foto da minha janta, que PERDOEM-ME essas fotos horrorosas, mas o que vale é a intenção de mostrar a refeição saudável, né? Apois então, o que tem nesse prato é o homus, PTS (proteína de soja texturizada) que ficou de molho também no caldo do grão de bico (Alexandre fez ela bem sequinha!) e um cozido de legumes maravilhoso que sobrou do almoço de aniversário do meu sogrinho. Minha sogra que fez e ela disse que fez a receita que viu no programa do Jamie Oliver #GoogleAction. É ísso aí!
Alexandre atacando!! Esse pacotão de whey protein eu comecei a tomar há pouco tempo e to amando! Não me sinto com os músculos molengas e me deu mais energia. Aconselho!
Agora é se preparar pra mais uma semana! Bom resto de domingo, meu povo :))
Namastê!
M.F
Não sou fã de grão de bico, mas vou testar (:
ResponderExcluirTesta! Eu trouxe hoje pra você experimentar :)
Excluir