Bandhas - Mula, Uddiyana, Jalandhara e Jihva

By | 16:33 10 comments
Bom tarde, amigos!

Tenho lido e praticado bastante os bandhas, que em sânscrito quer dizer "fixação" ou "fecho", mas podemos definir como contração. Existem quatro mais comuns/utilizados que são: jalandhara bandha (contração da garganta/chave de queixo), mula bandha (contração pélvica), uddiyana bandha (contração abdominal) e jihva bandha (contração da língua). Os bandhas estão intimamente ligados ao nosso prana (energia vital), pois, usados em conjunto com pranayama e asanas, eles ajudam a estimular a energia vital, direcionando-a para determinadas partes do corpo.

"Na dimensão energética, os bandhas são usados para evitar a dispersão da força vital e conduzí-la pelos canais adequados, visando abrir sushumna nadi, o canal central da energia vital, possibilitando assim o despertar da energia sutil, kundalini, conforme as instruções da HYP, II: 46." Fonte: Yoga Pro

Os bandhas são simples de fazer, mas requerem parcimônia, principalmente para iniciantes. Abaixo eu vou mostrar cada um deles e como você pode executá-los:

Comecemos com MULA BANDHA ou contração pélvica.

Galera, muita atenção! Porque quando vamos tentar, iremos involuntariamente contrair o ânus, mas esse bandha não tem essa finalidade. O que devemos tentar fazer, é "levantar" o assoalho pélvico em direção ao umbigo. Deu pra entender? Eita, é meio difícil explicar, mas fiz uma montagem pra ver se dá pra sentir como é a parada:

Como está escrito na montagem, o que a gente vai fazer é contrair para cima (em direção ao umbigo) a região do assoalho pélvico. Não é para contrair o ânus, a região da vagina ou do saco escrotal. Faremos isso involuntariamente na primeira vez, mas tentaremos sempre não contrair essas partes ao longo da prática. Logo você irá conseguir fazer da maneira correta :)

Outra coisa, a contração anal existe no ioga, chama-se ashwini mudra. Não é a mesma coisa do mula bandha.



Benefícios: Aumenta o fluxo de sangue nos órgãos situados na região pélvica ativando uma limpeza excretora completa, fortalece o assoalho pélvico formado pelos músculos eretores do ânus e dos músculos coccígeos, estimula o sistema nervoso central e simpático. Esse bandha, ajuda a transformar a energia sexual em energia espiritual, auxilia na contemplação e meditação.

Contra indicações: Prisão de ventre

***

Bueno, agora vamos para o próximo, que eu adoro: UDDIYANA BANDHA ou contração abdominal

A contração do abdômen parece difícil, mas, quando vamos fazer, descobrimos que não é tão difícil quanto parece!! Olha só que coisa, hein. Agora, esse bandha precisa de persistência e disciplina na prática, só assim pra conseguirmos controlar essa região perfeitamente. Aconselho uma tentativa diária, sem violência. Seguinte, inspire profundamente e expire, expulsando todo o ar dos pulmões e abdômen. Após a expiração completa, realize kumbhaka (retenção do ar) e movimente os músculos do diafragma, respectivamente, para dentro e para cima. Permaneça alguns segundos e solte.

Ah! esse bandha pode ser feito sentado ou em pé. Em qualquer uma das posições você pode se inclinar um pouco para frente e apoiar as mãos nos joelhos, como na pequena foto da montagem.


Benefícios: Promove limpeza de completa expulsão residual dos pulmões. Protege o corpo contra doença pulmonar, tem grande valor terapêutico nos casos de prisão de ventre, dispepsia e perturbações do fígado. Elimina as toxinas do aparelho digestivo.

Contra indicações: Cardíacos e casos de ulceras no duodeno, má circulação e perturbações abdominais.

***

Próooximoo, também adoro! JALANDHARA BANDHA ou Contração da garganta

Esse é bem fácil, mas requer atenção em alguns detalhes. Sentado, inspire e depois realize kumbhaka (retenção do ar), leve o queixo ao peito (na região do "colar", onde começa a cavidade torácica), sem "arredondar" a parte de trás do pescoço. Passe um tempinho em kumbhaka e depois expire suavemente pelo nariz, enquanto sobre lentamente a cabeça.


Benefícios: Desobstrui as passagens nasais e regula o fluxo de sangue e de energia sutil para o coração, cabeça e glândulas endócrinas (tireóide e paratireóide). Alonga a área cervical da coluna melhorando a circulação cerebral. Melhora as dores de cabeça de origem congestivas, previne muitas doenças da garganta. Quanto usada em meditação diminui a atividade mental.

***

Por último, mas não menos importante, temos o JIHVA BANDHA ou contração da língua.

Vixi, esse é tão fácil que quase não encontro foto na internet! Coloque a língua no palato (céu da boca) e pressione consistentemente. Esta prática também pode ser utilizada nas posturas invertidas ou semi-invertidas.

Benefícios: Beneficia os músculos do pescoço, torna os nervos cervicais e gânglios linfáticos mais saudáveis assim como as glândulas salivares e tireóides. Alivia a surdez ocasionada pelo engrossamento do tímpano.

Assim como alguns pranayamas, os bandhas podem ser feitos em momentos do dia a dia, tipo esperando o ônibus na parada, ou dentro do ônibus (aí dá valor a um busão!), esperando médico etc.

Como vocês viram, todos são simples, mas exigem atenção e cuidado!

Beijos e queijos.

Namastê.
M.F
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

10 comentários:

  1. Maravilhoso. Me esclareceu várias dúvidas. Gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Me esclareceu várias dúvidas. Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. A sua descrição do Mula Bandha foi realmente esclarecedora. Muita gente fala que é só contrair o esfíncter anal, mas na verdade temos que elevar o perineo, é isso, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! O esfíncter não contrai, a não ser que queira se fazer o aswni mudra também.

      Excluir
  4. Esqueceu de dizer que no Jihva Bandha se pressiona o palato mole e que ele também massageia, indiretamente através da pressão intracraniana, a epífise (glândula pineal). Entretanto, foi um dos textos mais completos sobre Bandhas que eu encontrei na internet. O Mula Bandha, agora faz muito mais sentido! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samuel! A pressão do palato mole eu comentei, mas usei a expressão "céu da boca", ehehehe. Realmente, a questão da glândula é importante! E envolve não só a pineal, mas também a pituitária. A energia dos chakras superiores são ativados com esse bandha. Vou fazer uma atualização, obrigada!

      Excluir
  5. Achei muito engraçada á última foto kkkkkkkkk O texto ficou ótimo parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Faltou contar sobre efeitos sutis e os sidhs adquiridos.

    ResponderExcluir
  7. Está incorreto. Bhandas se praticam sem ar e o Jiva Bhanda está totalmente incorreto. Você observou corretamente a existência dos 3 diafragmas no corpo mas não os localizou! passando uma vaga ideia. Estes bhandas são considerados os pilares do Yoga.

    ResponderExcluir