Os oito passos do yoga - Yamas: Satya

By | 20:57 Leave a Comment
Oi, gente!! Que saudades eu estava daqui :)

Vamos continuar nossa peregrinação pelos oito passos do yoga, agora falando sobre o segundo yama, que se chama Satya (autenticidade).
Com o estabelecimento da autenticidade [satya], há o domínio sobre as ações e seus frutos. (Yogasutras, pág. 63. Sutra II, 36)
Satya é o não mentir, o não forjar. É manter sempre a verdade em qualquer situação que seja. Ao tentarmos inserir satya no nosso dia a dia é possível notar uma coisa interessante: a mentira é como uma bola de ferro presa com uma corrente no nosso pé. Quem carrega é a gente e somos nós quem sentimos o peso bem mais.

Quando a gente começa a praticar satya, a gente se dá conta de que não encaramos as situações, pessoas, problemas etc. tão de frente assim. E que, claro, não encaramos nós mesmos de frente. E é tão óbvio, fica tão claro - com a verdade, que nós carregamos uma bagagem tão grande de defeitos, falhas e desvios que podem e devem ser aperfeiçoados, que por um momento enxergamos claramente o por quê da necessidade de falar sempre a verdade, agir sempre com verdade e nos mostrarmos verdadeiramente aos outros. Satya nos faz dar os primeiros passos para começar a verdadeira (re)evolução do Ser. Pois apenas o que é verdadeiro é real. Apenas o que é verdade, existe e tem a condição de elevar o nosso divino ser.

Então, pra você que quer iniciar no fantástico mundo do yoga, é bom ir tentando introduzir a autenticidade na forma com que você lida com tudo na sua vida. Corta aquelas mentirinhas bestas, pensa antes de marcar compromissos que não possa cumprir, assuma as consequência dos seus atos sem precisar mentir. E seja honesto com o que você sente, principalmente. Faça suas escolhas baseadas no que te faz feliz, animado e não no que os outros pensam/querem de você. Eu acho que no fundo, satya é levar uma vida autêntica, totalmente verdadeira com aquilo que nosso reluzente e divino espírito (atma) magnetiza.

Claro que não iremos do dia pra noite, deixar de nos sabotar. Maaass podemos sim tentar, um passo de cada vez, diminuir esse hábito em nossa vida. Deixar a luz da verdade nos guiar e seguir seu prumo nessa existência.

Bj bj, viva São João! Namastê

M.F





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: