Yoga para mães e filhos

By | 13:07 Leave a Comment
Bom dia, povo!

Eu sou uma pessoa viciada em pinterest! Quando estou no computador sempre deixo aberto e fico o tempo todo pinando e procurando imagens inspiradoras, bom demais! Uma das coisas que eu mais curto sacar são imagens de mães iogues e seus filhotes. Aí acabei tendo a ideia de escrever aqui rapidamente sobre esse assunto, de modo superficial mesmo, porque eu não tenho muito conhecimento na prática dos asanas para gestantes. E eu acho que quem está grávida e tem interesse, deveria procurar algum centro confiável para começar. Tem que ter bastante consciência dos limites do corpo em cada fase da gestação, então todo cuidado é pouco. Mas um pouco das minhas impressões sobre esse assunto dá pra passar :)

Então, fora essa questão de procurar um instrutor com esse conhecimento específico, praticar ioga tanto na gravidez como depois, já com o filho nos braços, é uma experiência natural, assim como o próprio ioga. Eu sempre leio reportagens de como faz bem praticar ioga, pilates, hidroginástica etc durante a gravidez e realmente é. Mas, no caso do ioga, nós não devemos enxergar como mero exercício, que deve ser feito apenas para aliviar dores nas costas e se preparar emocionalmente. É algo muito mais profundo que envolve as trocas de energia diária e um longo caminho que a mãe e o bebê irão percorrer pelo resto da vida. A mudança na atitude mental sempre é o ponto de partida para quem deseja começar no ioga. Tomar consciência do seu corpo, mente e espírito é primordial e isso envolve a questão das atitudes, pensamentos, alimentação, devoção, enfim, é um conjunto de práticas nas quais os asanas estão inseridos como um adendo. Metaforicamente é como se os asanas fossem galhos que fazem parte de uma árvore enorme e com raízes infinitas, juntamente com vários outros galhos, digamos assim. Toooda vida cito os oito passos do ioga, dêem uma olhada e comecem a inserir esses fundamentos no cotidiano. Aí sim você pode dizer que pratica ioga, porque só executar uma série de asanas não é, gente. Vou deixar dois links que explicam bem quais são e o que envolve cada um dos oito passos: Link 1 e Link 2. 

Eu acredito que muitas mães devem achar que a presença da criança só atrapalha a prática. No caso dos bebês é mais fácil proporcionar um ambiente tranquilo porque a mãe ainda tem bastante controle sobre ele, mas nas crianças maiores, principalmente as de personalidade agitada, pode ser um pouco mais trabalhoso, ainda mais se eles não estão inseridos na prática desde pequenos. Assim como para a própria mãe é um desafio seguir os passos do ioga, também é um desafio integrar a criança na filosofia iogue. Mas todo o dia é uma oportunidade de ensinar o pequeno a buscar uma conexão maior com sua consciência e seu corpo e isso é o que eu acho mais bonito, porque a ligação da mãe com o filho é algo muito forte, né. E isso influi muito no crescimento de ambos e da família no geral. Viver em um lar onde sentimentos como a paz, a harmonia, o amor, a saúde, o respeito aos seres e ao universo são despertados diariamente é maravilhoso. 

Bom, como eu disse eu prefiro não me estender com as posturas porque é um campo que eu não tenho experiência, mas pesquisei uma entrevista muito massa com uma instrutora chamada Anne Sobotta que saca muito de yoga pré-natal (leia AQUI). E entre uma pesquisa e outra encontrei esse site que é muito bacana: www.despertardoparto.com.br. Esclarece muuuita coisa sobre parto humanizado, curti. No site yogabrasil.com eu também encontrei umas dicas legais sobre quais asanas não devem ser feitos, mas aconselho mais para quem já pratica... quem nunca praticou e está grávida ou teve filho há pouco tempo eu aconselho a iniciar pela meditação e procurar um centro, como eu já falei. E as que tem filho(s) devem procurar sempre inseri-lo(s) nas séries. No meu ponto de vista é legal tentar achar um equilíbrio entre o lúdico e a seriedade que a concentração dos asanas exige. Não devemos subestimar as crianças achando que elas não conseguem meditar, ou até mesmo entender o que a filosofia do ioga ensina. Já nascemos iogues e só precisamos despertar para isso, não importa a idade.

Uma seleção de fotos fofas e inspiradoras:














Espero que possa ter ajudado em alguma coisa!

Namastê

M.F

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: