Sequência do dia - Bosque dos Namorados

By | 11:50 Leave a Comment
Bom dia, gentêm!

Hoje vou colocar a série que fizemos hoje no Parque das Dunas. Pra quem não sabe toda terça e quinta eu, Corina (minha hermana amada) e dois amigos queridos (Dedézão e Made) batemos ponto às 5h30 no Bosque dos Namorados para fazer nossa ioguinha sagrada 

Rolam altas risadas e estamos adorando. É muito bom fazer ioga perto da natureza! Bom, então, hoje quero mostrar o que fizemos. Vou acrescentar alguns ásanas que não deu pra fazer lá porque estamos sem tapetinhos! Isso está sendo providenciado, Corina vai no ponto dos botões hoje dar uma olhada no PVA pra ver se rola de comprar e usar como mat. Se der certo, falo pra vocês aqui. Já é uma economia, né? Quer ver meus olhos virarem estrelinhas? É só usar as palavras-chave: economia, promoção, desconto e por aí vai :P

Anyway, lá vai:

Respiração:
  1. Comece em sukhâsana (postura fácil), coluna ereta, corpo alinhado, inspire e expire suavemente, enquanto começa a canalizar sua concentração para sua respiração e o momento presente. Mantenha a coluna firme e alinhada, assim como o resto do corpo, mas observe quais músculos do corpo estão tensionados e procure relaxá-los a cada expiração.
  2. Realize a limpeza do pulmão. Pode fazer cerca de 5 respirações. Não custa lembrar, né: inspirando, infle pulmão e abdômen de ar (respectivamente) e, expirando, esvazie ao máximo (na mesma sequência) pulmão e abdômen. O abdômen deve ser esvaziado por completo e o objetivo é colar o umbigo às costas.
Ásanas:

SUKHÂSANA COM FLEXÃO PARA FRENTE

Ainda em sukhâsana, junte as palmas das mãos no centro do peito, em prônam mudrá, inspire profundamente ao mesmo tempo que levanta os braços, expirando flexione para frente, tocando as mãos e testa no chão (esse é o objetivo, mas conseguir tocar a testa no chão exige flexibilidade, VÁ ATÉ O SEU LIMITE. Na postura, relaxe e fique até sentir vontade de voltar, aí você volta lentamente e inspirando.

VAKRÂSANA OU POSTURA DE TORÇÃO

Essa aqui não tem segredo, já falei umas duas vezes aqui no blog! Acho que ela está em praticamente todas as minhas séries :)

Sentado, coluna ereta, pernas estendidas, flexione a perna posicionando o pé direito ao lado do joelho esquerdo. Inspire profundamente e, expirando, realize a torção, levando o braço direito para trás, estendido próximo ao tronco e o braço esquerdo ao lado da perna direita, que está flexionada. Inspire e expire profundamente nessa postura e volte quando sentir vontade. Volte inspirando e bem lentamente.

Gostei muito dessa foto porque ela mostra perfeitamente como a torção influi nos órgãos abdominais! Ela massageia todos esses órgãos: intestino, rins, estômago, fígado, enfim, todos!! É maravilhosa *-*

ARDHA MATSYÂSANA OU MEIA POSTURA DO PEIXE

Essa aqui também já mostrei. Deite-se, acomode bem toda a coluna no chão, inspire e expire suavemente, preparando-se para o asana. Inspirando e com a ajuda do apoio dos cotovelos, eleve o peitoral e abdômen, levando o topo da cabeça ao chão. A sustentação deve ficar por conta dos cotovelos e antebraços, que ficam bem apoiados no chão. Na postura, inspire e expire suavemente. Fique até começar a sentir desconforto. Se esse tempo for, por exemplo, 2 segundos, não tem problema! Não importa se você só consegue ficar por pouco tempo. O que importa é você tentar de forma que não te machuque. Volte expirando e MUITO devagar.

E essa areia duríssima?














PAVANAMUKTÂSANA OU POSTURA PURIFICADORA

Eu gosto desse asana demais! E tem um motivo estético muito forte pra eu gostar: ele trabalha legal os músculos do pescoço. É a parte que eu mais gosto no meu corpo é o pescoço :)

Depois de executar ardha matsyâsana, mantenha-se deitado, relaxe, inspire e expire suavemente. Inspirando, eleve as penas unidas e esticadas, em seguida, expirando, flexione-as de encontro ao peito, inspire e, expirando, leve a testa aos joelhos, segurando as pernas com os braços. Inspire e expire suavemente, relaxe no asana.

Olha nosso amigo, de novo! Ehehehehe
Agora, vamos iniciar os asanas em pé. 

DICA PARA LEVANTAR DA POSTURA DEITADA: Para evitar lesões, antes de levantar, vire-se de lado e, aí sim, pode subir :)

PRATHANÂSANA OU POSTURA DA PRECE

Postura simples e incrivelmente benéfica! Palavras do nosso querido Hermógenes:

"Do ponto de vista físico, é uma técnica imóvel, muito simples, mas que nos faz experienciar que a estabilidade e o controle do corpo físico e de nossas emoções e pensamentos são interativos. Em Prathanasana, equilibramo-nos em pé, imóveis, com todos os músculos relaxados, conseguimos o sempre desejado, mas difícil, controle emocional. Corpo e emoções, em equilíbrio e harmonizados, produzem serenidade e quietude nos pensamentos, numa vivência psicossomática agradabilíssima e encorajadora. "

Em pé, pés unidos (apenas com uma pequena distância entre eles), coluna ereta, olhos abertos. Fixe um ponto à sua frente e posicione lentamente o pé direito logo na frente do pé esquerdo. Una as mãos em prônam mudrá. Inspire e expire suavemente, volte sua concentração para a estabilidade e o equilíbrio que devemos atingir nesse asana. Quando sentir vontade, volte lentamente e repita do outro lado.

Na foto o Profi Hermógenes está de olhos fechados, mas aconselho tentar com eles abertos para não ter perigo de cair.

Para finalizar, sente-se novamente em sukhâsana e medite por alguns minutos. Sinta todos os benefícios que essa série proporcionou, sinta a conexão que foi gerada entre o corpo físico e o corpo sutil. Desfrute esse momento divino!

Obrigada, gente! É maravilhoso poder dividir meus estudos com vocês.

Namastê 


M.F



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: