O corpo - Chakras

By | 18:44 5 comments
Se tem um assunto que me fascina e que eu adoro pesquisar é sobre o nosso corpo! Desde que eu comecei a praticar ioga tenho entendido muita coisa sobre o funcionamento do meu organismo. Bem no início era algo mais desordenado, eu sentia alguns benefícios mas não tinha muita disciplina/maturidade para evoluir mais, então meu conhecimento ficava bem estagnado, assim como os efeitos do ioga. E meu corpo sentia bastante as consequências! 

Eu fazia os ásanas e esquecia de todo o resto. As posturas até controlavam minha ansiedade, mas, se houvesse uma situação diferente, eu já não sabia controlar e me jogava na preocupação, ânsia, e também tinha uma certa insônia, não tinha disposição, vez ou outra aparecia uma infecção e por aí vai! Com o tempo, com as bênçãos divinas e as experiências da vida, consegui retornar para o ioga com outra perspectiva, e aí fui conseguindo desacelerar mais as vibrações da mente, e ela foi seguindo seu curso natural de relaxamento. Isso nos livra de muitas neuroses e nos permite experimentar mais a paz, ser feliz e ter saúde. 
"Na tradição hindu, Shiva é o destruidor, que destrói para construir algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de "renovador" ou "transformador". As primeiras representações surgiram no período Neolítico (em torno de 4.000 a.C.) na forma de Pashupati, o "Senhor dos Animais". A criação do yoga, prática que produz transformação física, mental e emocional, portanto, intimamente ligada à transformação, é atribuída a ele." Wikipedia
Essa transformação que muitos seguem buscando tem um caminho, que é o do autoconhecimento. Autoconhecer-se significa mais do que apenas entender seu corpo, é você entender também sua existência e tudo que a sustenta. Através do autoconhecimento conseguimos enxergar com mais clareza a relação que há entre o corpo físico, mental e espiritual e o que o exterioriza. E a questão não está em apenas entender mais essa relação, mas também em aprender a lidar com ela de forma que haja equilíbrio e harmonia em nossa vida, concretizados em saúde, disposição, autossatisfação, autoestima e tantas outras coisas boas.

Bom, teve um post do blog de introdução à meditação, no qual eu falei rapidamente sobre como é a visão do corpo sob o ponto de vista iogue. Temos o corpo denso (físico), o corpo sutil e o corpo causal que funcionam de forma interligada, nutridos por uma mesma energia vital (prana), que, dependendo de como será administrada, irá se refletir em doenças ou boa saúde, em estresse ou tranquilidade, em angústia ou paz, e por aí vai. 

Já entendemos que nosso corpo vai além do plano material, agora precisamos saber como se dá o alinhamento desses outros planos e como podemos manter esse tão falado equilíbrio. E é aí que entram os chakras.

Maaas, antes de falar dos chakras, acho melhor explicar o caminho feito pela energia vital ao circular nosso corpo. Pra mim foi bem mais fácil entender esse assunto depois que relacionei esses caminhos, tipo quando a gente pega um livro ilustrado com tudo bonitinho e a gente entende bem direitinho, kkkkkk. Tá bom, vamos lá!

Os Nadís


Além dos chakras, a energia flui em milhares de canais que existem em nosso corpo, esses canais são chamados de nadís, que significa rio, fluxo, corrente. Está atrelado ao corpo sutil e desses milhares de nadís, três são essenciais: ída, píngala e sushumna, sendo este último o principal.

A figura mais abaixo mostra a localização desses três nadís. Vocês podem ver sushumna no centro, de amarelo.

"Sushumna é considerado o nadi mais importante, representa a energia neutra e é através dele que a energia espiritual flui. Sushumna é o canal central, localizado ao longo da coluna vertebral.

Para que Sushumna seja ativado é preciso despertar a Kundalini. Kundalini, também chamada de prana shakti, é a energia pura e essencial que está adormecida no chakra da raiz, Muladhara (localizado na base da coluna), e que quando acordada percorre Sushumna, ativa e controla o funcionamento dos chakras, e tem como destino final o chakra da coroa, Sahasrara (localizado no topo da cabeça). Quando a Kundalini percorre Sushumna e chega no chakra Sahasrara atingimos estados profundos de consciência." Infinity Yoga
À esquerda do sushumna está o nadí Ida, de cor branca, que corresponde a energia lunar, negativa, feminina. À direita temos Píngala, de cor vermelha, representa a energia solar, positiva e masculina. O caminho dos nadís Ida e Píngala é o seguinte: se iniciam no primeiro chakra, o Muladhara, que é esse pequeno círculo na região pélvica. De lá, eles percorrem o caminho central de sushumna, subindo num movimento espiral, e no penúltimo círculo, o chakra Ajna, Ida e Píngala se encontram e "terminam nas narinas esquerda e direita. Ida é a narina esquerda e Píngala é a narina direita." Infinity Yoga. Aí eles voltam e refazem todo o caminho novamente e assim vai. Os dois pólos de correntes de energia do nosso corpo, positivo e negativo. Deu pra entender?

Esse último círculo maior, no topo da cabeça, é o chakra Sahasrara.  

Trecho extraído do livro O Yôga, MICHAËL, Tara. Pág. 165. Ed. Zahar, Rio de Janeiro, 1976.
"O corpo é percorrido por uma infinidade de canais (nádí) que veiculam os alentos vitais (prána), isto é, a energia do corpo sutil que vivifica o corpo grosseiro.

Essas nádí são inumeráveis; contam-se em 72.000 segundo alguns textos, em 350.000 segundo outros (números simbólicos). 

Desses milhares de nádí, setenta e duas são as principais, e dentre estas, quatorze são levadas em consideração pelos yôgin. 

Dentre essas quatorze, três têm uma importância capital: Idá, Pingalá e Sushumná. E dentre essas três, a "nádí suprema, bem-amada dos yôgin, é Sushumná, o canal central, que corre no interior do eixo cerebrospinal. 
De um lado e de outro de Sushumná estão: à esquerda Ida, a nádí lunar, simbolizada pelo branco pálido, e Pingalá, a nádí solar, simbolizada pelo vermelho sangue. Essas duas nádí, que representam os dois pólos opostos da manifestação, estão ativas no homem comum, ao passo que Sushumná, a via mediana, que tem a natureza do Fogo, está inativa e nela o prána não circula. 
Todas as nádí têm a origem no muladhara-chakra, de onde se elevam ramificando-se por todo o corpo. Mas Sushumná sobe direto até o topo da cabeça e desemboca no lótus de mil pétalas, enquanto Ida e Pingalá, uma partindo do testículo direito e a outra do testículo esquerdo, vão dar respectivamente na narina esquerda e na narina direita. 

No entanto, essas duas nádí não seguem um caminho paralelo a Sushumná, mas se entrecruzam como as serpentes do Caduceu de Mercúrio, formando em cada vez junções, das quais a mais importante é a "confluência" que formam com Sushumná na altura do ájña-chakra, antes de continuar seu percurso em direção a cada narina."
Os Chakras
"Chakra significa roda ou círculo. Chakras são centros de captação, armazenamento e distribuição do prána, a energia vital. Chamam-se de rodas ou círculos por ser vórtices de energia - e, como tal, circulares - localizados nas confluências e bifurcações das nádís. São redemoinhos, como os que se formam nos rios." Yogakobrasol
A energia vital que circula nossos corpos trilha um caminho e passam pelos chakras, transformando-os em centros de energia. Existem vários que percorrem nosso corpo, mas sete são os principais: muladhara, svadhisthana, manipura, anahata, vishuddha, ajna e sahasrara. 
"(...) Na região entre os órgãos genitais e ânus localiza-se o chakra base; na região do baixo ventre fica o chakra sacral (relaciona-se à sexualidade); acima do umbigo o chakra do plexo solar (centro emocional); no centro do peito, fica o chakra cardíaco. E ainda há o chakra da garganta (expressão psíquica), o frontal (intelecto), entre as sobrancelhas e o chakra da coroa no topo da cabeça (evolução espiritual)." Karina Conde
Eles estão atrelados ao funcionamento das áreas do corpo na qual se localizam, e os respectivos órgãos e glândulas inseridos. Cada chakra contribui para nutrir o prana e devolver o equilíbrio do mesmo em diferentes aspectos, que são correspondentes a cada chakra. Quando estão "abertos" os chakras estão em equilíbrio e isso é um sinal verde para se sentir super bem, mas quando estão sob-ativos ou sobre-ativos, podemos sentir consequências ruins, principalmente na saúde.

Os aspectos de cada um são:

Chakras no meio do corpo



Obs.: Se quiserem saber mais eu linkei o nome de cada chakra para o site do Centro Vajrapani, que eu achei o mais completo de informações específicas, é muito boa essa fonte!

Família, comunidade e tribo, instinto, estrutura, sobrevivência.

Localização: na base da coluna, entre o ânus e os genitais
Governa a coluna vertebral, glândulas supra-renais, cólon, ânus, pernas e ossos. 
Cor: Vermelho
Elemento: Terra

Esse chakra é relacionado com a nossa fundação, nossos instintos de sobrevivência e com o nosso senso de ligação com a terra e de conexão do nosso corpo com o plano físico e material em que vivemos. Equilibrado, esse chakra traz saúde, prosperidade, segurança e a sensação de presença. Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".
Movimento, fluxo, criatividade, emoções, relacionamentos, sensualidade.

Localização: um pouco abaixo do umbigo
Governa os órgãos reprodutivos e da bexiga.
Cor: Laranja
Elemento: Água

Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do chakra sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado). Quando este chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Equilibrado, esse chakra traz fluidez e graça, profundeza dos sentimentos, vigor sexual e habilidade para aceitar mudanças.

Transformação, autoestima, poder e imposição, energia sustentadora, equilíbrio, vontade, determinação

Localização: um pouco acima do umbigo
Rege as glândulas supra-renais, estômago, fígado, músculos, sistema nervoso, sistema digestivo e pâncreas
Cor: Amarelo
Elemento: Fogo

O manipura é o chakra que nos promove a sensação de poder. Ele regula nosso poder pessoal, vontade, autonomia e metabolismo. É onde "mora" o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Sua funções primordiais são o poder e a vontade. Em equilíbrio sentimos energia, efetividade, espontaneidade e poder não dominante. Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.

Cura, carinho, expansão através do amor e respiração, compaixão, devoção, empatia, gratidão e perdão

Localização: no centro do peito
Rege o coração, o sistema circulatório, braços, pulmões, sistema respiratório e a glândula timo
Cor: Verde e rosa
Elemento: Ar

Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais. Quando o chakra cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito. Quando está saudável ele nos permite sentir o amor incondicional, compaixão, uma grande paz e sensação de estar centrado.

Integração, autenticidade, harmonia, escolha, mastigação, falar a própria verdade

Localização: no centro do pescoço
Governa a glândula tireoide, boca e garganta
Cor: Azul celeste
Elemento: Éter

É o chakra relacionado à comunicação e criatividade. Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos. Percebemos que está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos". Quando equilibrado nos expressamos bem e nos comunicamos com clareza.

Intuição, sabedoria, concentração e foco, alteração de humor, meditação, imaginação, autorrealização

Localização: no centro da testa, entre os olhos
Governa a glândula hipófise, nariz, orelhas e olhos.
Cor: Azul índigo
Elemento: Éter

Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra. Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos. Quando ele está bem, enxergamos as coisas com mais clareza e usamos melhor nosso poder intuitivo.

Clareza, pureza, intenção, limpeza, simplicidade, interconexão e espiritualidade

Localização: no topo da cabeça
Rege o Córtex Cerebral, o sistema nervoso central, e glândula pineal.
Cor: Dourado

Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano. Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum. Quando equilibrado, nos traz entendimento, sabedoria, conhecimento, conexão espiritual e êxtase.

Fontes:
http://media-cache-ec0.pinimg.com/originals/f1/76/27/f17627c027e3088f515e1a82227834f6.jpg
Personare


Galera, falando em fontes, teve um infográfico massa que eu achei no Pinterest e eu adoreeeiiiii!! Relacionando os chakras com a alimentação. Eu achei ótimo porque, além do lance da alimentação que é muito importante pros iogues, também acaba ajudando a compreender melhor as características e o funcionamento de cada um. Saquem aí: http://visual.ly/food-spirit-chakra. A imagem é essa abaixo (é muito grande por isso vou colocar pequena. É só clicar que ela abre maior).


Ainda tem muita coisa nesse post, gente! É só clicar no link abaixo e continuar lendo :)



ATIVAÇÃO DOS CHAKRAS

Na minha opinião, ativar nosso centro de energia não é o complicado. O chakra raiz, onde a Kundalini adormece envolta três vezes, pode ser facilmente estimulado com meditação e asanas. Mas daí a controlar essa energia e balanceá-la é onde o bicho pega, pra mim. Mas, vamos estudando e tentando nos disciplinar que a gente consegue, naturalmente, sem forçar a barra.


ASANAS

Quais as posturas que colaboram mais na recepção de energia para cada chakra específico? Vamos ver:
  • CHAKRA MULADHARA
- PADAHASTÂSANA
- SUPTA BADHA KONÂSANA
- PASCHIMOTANÂSANA
- MAHA MUDRA

O primeiro chakra corresponde às questões de enlaçamento com a terra, o universo, o ambiente em que vivemos. Então, as posturas onde mantemos o pé no chão e com estiramento da perna até a região do períneo, ajudam a levar as energias mais enraizadas até o Muladhara e iniciar o processo de despertar da Kundalini.

  • CHAKRA SVADHISTANA
- EKA PADA RAJAKAPOTASANA
- UPAVISHTA KONÂSANA
- BANDHA KONÂSANA

As posturas de abertura da pélvis são as mais eficientes pra esse chakra! Devem ser feitas providenciando o relaxamento dessa área.

  • CHAKRA MANIPURA
- NAVÂSANA
- ARDHA DHANURÂSANA
- SETU BANDHA SARVANGÂSANA
- ARDHA URDHVA DHANURÂSANA

A região do plexo solar é favorecida em vários asanas! Todos os que expandem essa região e promovem o estiramento do abdômen são ótimos para abrir o manipura.
  • CHAKRA ANAHATA

- GOMUKHÂSANA
- VRIKÂSANA
- PRANAYAMAS

Esse chakra é tão importante! O chakra que nos enche do sentimento de amor <3 Ele está muito relacionado à respiração, pois seu elemento é o ar, e o pulmão, órgão importantíssimo para a energia vital, está inserido na região desse chakra. Então todos os pranayamas energizam esse chakra, assim como os asanas que alongam a região dos braços e que "abrem" o peito.
  • CHAKRA VISHUDDHA
- MATSYÂSANA
- USTRÂSANA
- SARVANGÂSANA

Geralmente as posturas em que usamos ombros, pescoço e cabeça abrem esse chakra. É importante relaxar esses membros durante as posturas. Em matsyasana, por exemplo, você deve tentar distribuir o peso do corpo de forma que os músculos não fiquem contraídos, tensos, mesmo eles estando firmes para manter o alinhamento. Na quarta foto, sarvangasana, devemos fazer uma leve pressão do queixo contra o peito
  • CHAKRA AJÑA
- BALÂSANA
- VIPARITA-KARÂNI
- MEDITAÇÃO

O Ajna é o chakra da intuição, da imaginação. Eu acho que a melhor maneira de abrir esse chakra é visualizando/mentalizando um ponto de cor lilás ou azul índigo entre os olhos. Faça tudo devagar e sem pressa. Não precisa "viciar" o pensamento, tipo: "cadeeee o pontinho liláaas?". Apenas relaxe e concentre-se. Na verdade essa é só uma dica, mas esse chakra é bem pessoal, porque cada um tem suas próprias sensações, mas eu acredito que energizamos esse chakra no momento da concentração, da interiorização dos sentidos, na observação silenciosa do corpo durante a prática de asanas, pranayamas, meditação, atitudes e pensamentos do dia a dia.

  • CHAKRA SAHASRARA
- PRASARITA PADOTTÂSANA
- POSTURA DO DELFIM
- SIRSHÂSANA
- MEDITAÇÃO

Muita meditação pra esse chakra aqui. Quando esse está equilibrado, todos os outros estão. É o chakra da união, que integra todos os estados e nos faz experimentar o estado de consciência mais profunda. Ou seja, é coisa de gente grande e geralmente só aquele povo iluminado alcança. Mas vamos tentando porque o caminho por si só já é maravilhoso! Ah, as posturas de inversão também beneficiam o equilíbrio desse chakra.


***

PRANAYAMAS

Obs.: Aconselho a quem nunca praticou ioga regularmente iniciar pelos pranayamas mais básicos e, depois de um ou dois meses, inserir esse pranayama. Post de pranayamas para iniciantes: AQUI

Nadí Shodhana

O pranayama Nadí Shodhana é ótimo para equilibrar as energias que circula pelo corpo. É um exercício em que utilizamos a puraka (inspiração), kumbhaka (retenção) e rechaka (expiração) alternando as narinas direita e esquerda. 

Com as mãos em vishnu mudra (dedos indicador e médio abaixados), utilize os dedos mindinho e anelar para fechar a narina esquerda e inspire uma vez pela narina direita. Depois, feche também a narina direita com o polegar e retenha o ar nos pulmões, em seguida libere a narina esquerda e expire. Esse é um ciclo. Recomece o próximo ciclo inspirando pela narina esquerda. 

Esse ritmo é para iniciantes, mas pode ir aumentando a contagem conforme o tempo e a evolução. Deve-se manter sempre a proporção do tempo. Por exemplo: 3-12-6 ou 4-16-8. Entenderam?



***

MUDRAS E SOM
"Para a pronúncia, mantenha na mente isso:

o "A" é pronunciado como em "ah",

o "M" é pronunciado como "mng"."  Eclectic Energies
Cada chakra tem um mudra (gesto) e um som que ajuda a ativar sua energia. São eles:

MULADHARA

Mudra: Una o polegar e o indicador. Procure mantê-los sempre com as pontas unidas.
Som: LAM (LANG).


SVADHISTANA 

Mudra: Mãos no colo com as palmas viradas para cima, mão esquerda embaixo e direita por cima, com os dedos se tocando. Toque os polegares nas pontas.
Som: VAM (VANG).

MANIPURA

Mudra: Ponha suas mãos antes de seu estômago, ligeiramente abaixo de seu pulmão. Deixe os dedos se juntarem no alto, apontando toda afastado de você. Cruze os polegares. É importante endireitar os dedos.
Som: RAM (RANG).










ANAHATA

Mudra: Sente-se de pernas cruzadas. Deixe as pontas de seu dedo indicador e do polegar se tocarem. Ponha sua mão esquerda sobre seu joelho esquerdo e sua mão direita na frente da parte mais inferior de seu osso do peito (assim um bocado acima do pulmão).
Som: YAM


VISHUDDHA

Mudra: Cruze seus dedos no interior de suas mãos, sem os polegares. Deixe os polegares nos altos, e puxe-os para cima ligeiramente.
Som: HAM (HANG).










AJNA

Mudra: Ponha suas mãos antes da parte mais inferior de seu peito. Os dedos médios, retos toque-os nos altos, apontando para a frente. Os outros dedos são dobrados e tocam nas duas falanges superiores. Os polegares apontam para você e tocam nos altos.
Som: AUM










SAHASRARA

Mudra: Ponha suas mãos antes de seu estômago. Deixe os dedos anelares apontarem acima, tocando em seus altos. Cruze o resto de seus dedos, com o polegar esquerdo debaixo da direita.
Som: SHAM

Fotos retiradas do site Ecletic Energies.

Bom, galera, isso é mais ou menos tudo que tenho pesquisado e estudado nos últimos quatro meses. Faz tempo que esse post tá pra sair!! Mas realmente é muita coisa para ser estudada e posta em prática. Nesse fim de semana depois de horas aqui no notebook consegui juntar tudo. Espero que ajude! Sempre coloco as fontes (inclusive tem mais no final do post) porque sei que tem muita gente que tá empolgado e gosta de pesquisar também. Não desistam! Sintam os benefícios e façam suas escolhas diárias baseados no que faz bem a seu corpo, sua mente e seu espírito. 

Para quem se interessou em como fazer o alinhamento dos chakras, aqui vai um vídeo ótimo, que muito me ajudou e utiliza técnica parecidas com as que eu aprendi no Núcleo de Yoga da UFRN.

Se você não está acostumado a passar muito tempo na posturada sentada, experimente fazer em shavasana ou com algum apoio na coluna. Tome um banho, escolha um local tranquilo e arejado, acomode-se, relaxe e aperte o play.



Já esse vídeo aqui também explica sobre os chakras e segue uma linha espírita que eu curto:


MAIS VÍDEOS

Aproveito para desejar um feliz 2014 para todos!! Muita luz, paz e amor!! É bom lembrar também que saúde não cai do céu, temos que correr atrás para ter essa preciosidade em nossa vida. Comece 2014 se cuidando mais, inspire-se nos chakras pra equilibrar sua vida em tudo! Yoga pra nós.

Namastê!

M.F

FONTES:

http://www.yogajournal.com/basics/898 (Muito bom!!)
http://www.eclecticenergies.com/portugues/chakras/abrir.php
http://www.triada.com.br/yoga/pratica/aq175-212-754-1-asanas-para-cada-chakra.html
http://www.yogakobrasol.org/html/chakras-e-kundalini.php
http://centrodeyogavajrapani.com.br/extras/centros-de-energia/

FOTOS:

http://media-cache-ec0.pinimg.com/originals/07/46/2e/07462e65e69e47c4317027946cedc572.jpg
http://media-cache-ak0.pinimg.com/originals/86/4c/76/864c760c2135364e3ea8902d816d0398.jpg
http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/ec/94/81/ec94817ebcd52fb56ea611a73d8d8922.jpg
http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/a0/b7/0e/a0b70ed9421a8e399784e7cca5a84dfe.jpg
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários: