Entendendo mais nosso segundo cérebro: o intestino!

By | 12:19 2 comments
Bom dia a todos!

 Hoje vamos falar do intestino, órgão importantíssimo que devemos tratar com atenção especial. O intestino é chamado de “segundo cérebro” pelos pesquisadores, esse termo foi posto depois de descobrirem que existem neurônios que funcionam de forma autônoma nesse órgão. Nos anos 90 o biólogo e anatomista Michael Gershon lançou o livro “O Segundo Cérebro” que explica minunciosamente a interligação entre o funcionamento do cérebro e do intestino e a relação dos dois com o aspecto emocional e de algumas doenças.

“O segundo cérebro de Gershon está na região do corpo chamada sistema nervoso entérico, formado por uma série de camadas de células nervosas localizadas nas paredes do tubo intestinal e que contém cerca de 100 milhões de neurônios. Nesse sistema estão presentes todos os tipos de neurotransmissores - substâncias químicas que transmitem os impulsos nervosos entre os neurônios e os nervos - que existem no encéfalo craniano, como a serotonina, cuja maior concentração se encontra justamente na região intestinal (...)


(...)De acordo com Gershon, "o sistema nervoso entérico fala ao cérebro e este órgão responde. O intestino pode afetar o estado de ânimo, e a estimulação do nervo principal, chamado vago, que conecta o cérebro com o intestino, pode ajudar a aliviar a depressão e a tratar a epilepsia". 
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI21270315257,00PESQUISADORES+DESCOBREM+SEGUNDO+CEREBRO+NO+APARELHO+DIGESTIVO.html

Eu sempre tive um problema louco com prisão de ventre e a maioria das mulheres tem, né? Duas em cada três mulheres tem algum problema intestinal e apenas 75% procuram ir ao médico para tratar. A gente tem em mente que é algo “normal”, talvez por não ter muita informação sobre o assunto. Eu, pelo menos, quando li sobre esse lance de segundo cérebro fiquei tipo incrível mesmo, porque eu nunca tinha parado pra pensar que meu intestino deveria funcionar todo dia, eu achava que era normal ir uma, duas vezes por semana ao banheiro. Que coisa, né? Hoje eu tenho uma relação super amigável, vou ao banheiro todo dia, inclusive, geralmente, duas vezes ao dia \o/ #vitória

E OLHA, minha vida mudou, pô! Sério mesmo!!! Eu, Marina Furtado, sou infinitamente mais feliz porque minha produção de merda está ok. Tudo melhora: humor, disposição, pele, cabelo, raciocínio etc etc. Eu tinha muuuito gases, por exemplo. Era só eu ficar um tempinho a mais sem comer, ou comer feijão, grão de bico (esses grãos que eu amo de paixão) que meu bucho inchava e doía de uma forma que era triste! Maaasss, NUNCA mais tive depois que meu intestino melhorou. Pra não dizer nunca, um dia desses eu até tive um princípio de gases (pois tinha almoçado mais tarde e comi feijão e pouco tempo depois iogurte, aí a mistura não deu certo... fiquei repensando o que tinha feito pra chegar a essa conclusão #consciênciacorporalagentesevêporaqui) que durou pouco, tomei um chá de hortelã e passou logo. Pra quem tinha esse problema quase todo dia é uma bênção ter de vez em nunca, né :P

A mudança eu devo a três fatores: ioga, exercício físico e alimentação. Básico! Ioga é perfeito porque, além de trabalhar a questão emocional, me deixando mais tranquila e menos ansiosa/preocupada (coisa que sou demais!), quase todos os ásanas estimulam fortemente a região intestinal. Até os pranayamas estimulam. É lindo, gente.

No ioga a saúde do intestino está ligada também à questão de purificação, que é superhipermega importante. Vou dizer uma coisa pra vocês, depois que resolvi me empenhar na purificação do meu corpo minha prática é oooutra! Consegui alcançar estágios que antes eram mais difíceis pra mim. Irei fazer um post falando sobre nosso corpo energético (pranamayakosha), mas posso adiantar que ele é formado por milhares de nadís, que significa algo como "rio", "corrente" ou "fluxo", e eles são os responsáveis por fazer fluir pelo corpo toda a nossa corrente energética. Quando fazemos uso de muitas toxinas nossa energia se desequilibra e tende a cair. Quando falo em toxinas me refiro tanto ao material (alimentos, substâncias, etc), quanto ao abstrato (pensamentos, ações etc). As toxinas levam embora a energia que conservamos, por isso nos sentimos tão cansados quando nos levamos deixar por excessos, ainda mais tendo em conta que não temos o hábito de liberar tais toxinas, como é o caso de não ir ao banheiro, por exemplo. Imagine que todo o peso tóxico fica estagnado em nosso interior e ali irá danificar e comprometer todo o bom funcionamento do nosso organismo.

Então, vamos lá! Acredito que quem curte o blog tem em mente dar mais qualidade à vida, começar pelo intestino é a dica :)

Alguns dos melhores ásanas para soltar o intestino:
Obs.: Todos eu já mostrei como fazer por aqui, é só procurar a tag "asanas" no sidebar do blog ;)

PASCHIMOTANÂSANA



PADAHASTÂSANA



VAKRÂSANA




Dicas que todo mundo já sabe, mas não custa lembrar:

- tente beber muita água durante o dia
- trocar massa branca pela integral (se possível que contenha grãos)
- comer bastante fibra pela manhã
- tomar muito iogurte e mel
- comer ameixa (de preferência aquela seca, em calda)
- jamais deixar de ir ao banheiro quando tiver vontade
- fazer exercícios físicos regularmente
- tomar um café forte (pra quem pode) pela manhã ajuda!

Espero ter ajudado, hein.

Abaixo uns links legais sobre o "segundo cérebro":





Namastê!

M.F





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Muito boa as dicas, grato.
    O cuidado que se deve ter é com o yogurte, que pode conter lactose (muitos não se dão bem com ela) e com o café puro, logo que acorda, que parece não ser bom pra digestão

    ResponderExcluir