Ioga para tratar ansiedade

By | 11:38 Leave a Comment
Hoje vou falar um pouco de um problema que todo mundo já conhece: ansiedade! A gente convive com esse estado emocional o tempo todo, e tem também aquelas pessoas com problemas mais sérios, de nível patológico.

O motivo pelo qual eu procurei o ioga, há oito anos, foi exatamente o excesso de ansiedade, que havia me presenteado com 13kg a mais. Como minha avó Daluz já disse uma vez, eu parecia uma bola! #donaredonda

Na época meu emocional não estava muito bem e eu comia muito por ansiedade. Aliás, até hoje sou assim e conheço muitas pessoas que comem tudo que vêem pela frente quando estão ansiosas. Assim como tem aquelas que não conseguem comer nada, o que não é nem um pouco saudável também, né. Mas continuando a história, um dia eu estava folheando uma revista e li que ioga era bom para emagrecer porque diminuía a ansiedade e, consequentemente, a vontade de comer fora de hora. Pensei: 'Por que não?" e lá fui eu sem muitas esperanças, confesso. No final das contas perdi os quilos e aprendi muito sobre meu próprio corpo. Desde então venho tentando manter minha mente sã e corpo idem. E cá pra nós, não é fácil!

Por isso, eu sempre aconselho meus amigos que reclamam de ansiedade a praticarem ioga. Tem uma amiga minha queridíssima (beijo, Nathália!) que uma vez me falou ter achado interessante notar, em uma aula de ioga, o coração super acelerado ir desacelerando. E eu fiquei pensando como isso traduz a importância de observarmos o que nosso corpo "fala". A ansiedade toma conta da gente porque não paramos, não respiramos direito, enfim, não damos chances para viver o agora. 

Aqui eu vou passar uns asanas maravilhosos que estimulam as glândulas suprarrenais, responsáveis por liberar corticosteroides e catecolamina que, respectivamente, regulam o metabolismo e a produção de adrenalina no organismo. Ou seja, vai te deixar bem calminho :P

Mas, ATENÇÃO!! Você não deve fazer posturas que tenham a mesma flexão de forma seguida. NUNCA! Eu aconselho até a não fazer mais de uma flexão de mesmo sentido em uma mesma sequência. Vai variando que é melhor e não corre o risco de machucar.

Matsyasana - Postura do peixe

Deite-se bem relaxado e apoie os ombros no chão, com os braços bem colados ao corpo. Ao expirar, acomode tranquilamente o topo da cabeça no chão, ao mesmo tempo que as costas ascendem. Fique o tempo que desejar e, inspirando volte bem lentamente. Atenção: se você sentir dor, não faça!


Não esquecem de colocar o tapetinho (mat)! #aloka
Ustrasana - Postura do camelo

Apoie os joelhos no chão e afaste uma distância de um palmo entre as pernas. Coloque as mãos na região da lombar e lentamente vá inclinando a cabeça para trás. Se você já tiver flexibilidade e NÃO SENTIR DOR, posicione vagarosamente as mãos nos calcanhares. Se você não conseguir tirar as mãos da lombar, por exemplo, deixe-as por lá mesmo! Vá só até seu limite e relaxe na postura.




No final compense com Balasana, ou postura do bebê

Balasana - Postura do bebê


Espero que ajude. Namastê!

M.F
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: