Eu adoooro o surya! O suryanamaskar (surya = sol + namaskar = saudação) é uma sequência de 12 asanas que podem ser feitos lentamente ou de forma mais dinâmica mesmo. Ele deve ser feito pela manhã, sempre virado para a posição onde o sol nasce. O surya surgiu já no Ashtanga, que tem um ritmo mais movimentado e o interessante é que, apesar dele ter uma ação física bem forte, o principal intuito na execução do surya é o controle da mente e a questão do Bhakti (devoção), tendo em vista que para os hindus surya é considerado um deus.
Pra mim funciona bem de manhã mesmo, dá muita energia. Mas como eu não adoro executar os asanas em movimento, confesso que não faço sempre essa sequência. Procuro fazer pelo menos duas vezes na semana.
Bom, hoje acordei mais cedo (estou de férias \o/ e de manhã geralmente fico arrumando as coisas da casa #doméstica), umas 6h30 e fui pro meu tapetinho. Tinha chovido, mas o sol estava com com aquele brilho bem bonito pós chuva então fui saudar o bichinho. Fazia um tempo que eu não fazia o surya então me enrolei um pouco no meio da sequência, fiquei naquela "essa postura vem primeiro ou é a outra?". Mas acabei parando pra lembrar e fiz tudo ok. Depois ainda executei algumas outras, mas hoje mostrarei apenas duas. Primeiro vamos para o suryanamaskar:
Como eu tinha me confundido, terminei a sessão e vim pesquisar. Descobri que existem variações na sequência. A forma abaixo foi como eu aprendi no Núcleo e também no livro Autoperfeição com Hatha Yoga do profº Hermógenes (que considero meu mestre do ioga, depois faço post falando). Agora um detalhe: eu não executo a postura nº 2 (Hasta Utthanasana - postura dos braços elevados) com essa elevação toda, porque em mim dói. É importantíssimo que o praticante respeite seu limite. A gente não deve sentir dor ao fazer ioga, o normal é sentir o peso do exercício, não dor! Por isso existem muitas variações de uma postura raiz e você escolhe a que você se sente confortável. As variações avançadas melhor deixar para os avançados! #boteoegonolugar
Irei linkar o modo de executar os asanas para outros sites que eu selecionei, porque, né! Enormius essa sequência.. E é bom que a gente aprende mais de outras fontes ;)
Em seguida fiz um asana que eu adoro e que me faz sempre recordar da minha amiga Laroca, que me apresentou também ao ioga. Xêro, Lara!! Vamos lá:
Postura da árvore - Vrikshásana
Gente é muito bom esse asana! <3
O benefício psicossomático é enorme e o bom é que é uma postura que facilita o caminho (árduo) para a concentração. Pra mim as posturas de equilíbrio e força são as que eu mais sinto facilidade em esvaziar minha mente, até porque geralmente é difícil você pensar em outra coisa quando tem que se equilibrar ou fazer um esforço!
Aí, como eu falei! Essas são as variações e seus graus de dificuldade. Eu fico no grau 2, às vezes 3. Esse terceiro é bom porque dá uma alongada maior. O quarto ainda terei muito tempo para chegar lá :P
Por hoje é só! Namastê e muito obrigada.
M.F
0 comentários: