Olá, galera!
Existe um milhão de dicas para quem pratica yoga. Uma delas, que se refere aos âsanas, é a atenção ao alinhamento. O alinhamento do corpo deve ser iniciado pela coluna. A extensão da coluna é o canal onde corre a energia de sushumna (energia vital), através do muladhara (chakra raiz), que é localizado na região do períneo. Inter passam sushumna - em movimentos ondulares, as correntes de energia Ida (narina esquerda) e Píngala (narina direita). Elas estão respectivamente relacionadas aos dois pólos de energia universais (positivo e negativo), que se movimentam de forma que cada corrente se utilize da força de uma e de outra, gerando um equilíbrio interno e externo. Por isso, a importância do alinhamento da coluna.
Em qualquer âsana que você fizer, você sempre vai começar observando o alinhamento do corpo, começando por alinhar a coluna. Imagina um fiozinho saindo da base da coluna, subindo e alinhando o corpo até sair no topo da cabeça. A atenção da mente, que deve se voltar para a respiração, também pode explorar o corpo: o importante é respirar atento ao instante presente, sentindo o corpo e a respiração.
A palavra âsana significa "assentar", então devemos seguir essa técnica iniciando sempre com o assentamento da base, que irá fica mais pesada, absorvendo um peso maior do corpo e se deixando levar pela gravidade natural.
Se o âsana for sentado, inicie sentindo e observando a pressão e o peso nessa região inferior do corpo, mas mantenha essa região relaxada. Em seguida, aplique o alinhamento da coluna com a explicação do segundo parágrafo.
Nos âsanas em pé, inicia sentindo os pés firmes no chão, confortáveis, sobe alinhando as pernas e segue para o alinhamento da coluna. Nas aberturas do braços, alinhar sempre deixando eles bem esticados, "afastando" a clavícula e a escápula do tronco. Esse esticamento dos braços intensifica o alongamento no momento da postura. Já nas pernas e quadril, tentar manter os membros sem flexionar mas, atenção, as pernas devem ficar esticadas no limite em que o praticante aguenta se sentindo confortável, ou seja, se você sentir dor você terá ultrapassado seu limite de conforto. Não sinta dor, mantenha os membros esticados só até onde você consegue, se eles flexionarem instintivamente, não avance.
Tanto sentado como em pé, nas flexões para a frente, deve-ser começar flexionando as primeiras vértebras e, por último, a cabeça (ela deve ser a última parte a flexionar). Nas flexões para trás é a mesma coisa: inicia flexionando a primeira vértebra, na base da coluna, e segue flexionando todas as outras até deixar a cabeça cair para trás.
Nos âsanas deitados, deve-se ter cuidado com a cabeça, que às vezes pende para um lado. A parte de trás da cabeça deve estar aplanada. Essa posição é a que mais proporciona o relaxamento, então aproveite isso também. Quando estiver na postura, deixe o corpo bem pesado.
Acho que é isso até agora!
Namastê!!
M.F
0 comentários: