Quando pensamos em ioga, não devemos pensar em uma atividade que deve ser realizada tal hora do dia. Devemos pensar em uma prática diária e incessante. O que é ioga? Ioga é o ato de respirar e ao mesmo tempo é o ar que entra e sai das nossas narinas. Ioga é o que existe em todas as suas formas e a interação de tudo isso. Ioga é o agir, pensar e sentir em perfeita sintonia, elevando nosso ser.  

"(...) o Yoga surgiu em torno de 50.000 anos A.C. e as suas tradições orais foram passadas para as novas gerações, ou seja, os ensinamentos fundamentais. Esses ensinamentos não se perderam ao longo dos anos e foram passados de geração a geração, transmitidos de mestre para discípulos e de pai para filho. Por volta do ano 300 A.C., o Yoga foi codificado por um grande pesquisador e mestre da época, conhecido por Pantajali, que desenvolveu um sistema didático para o estudo e a prática desta Ciência Natural, o Yoga Sutras". (http://www.iyn.com.br/historico_yoga)


Os asanas são as posturas e os pranayamas, os exercícios de controle da energia vital através da respiração. 

"No Yoga Sutras, Patanjali descreve asana como o terceiro dos 8 ramos do Raja Yoga Clássico . Ou outros oito ramos são yamas (regras de conduta para lidar com o mundo exterior) e niyama (regras de conduta para lidar com seu íntimo), asana (posição), pranayama (respiratório), pratyahara, (estado distração ou sensação de recolhimento), dharana (concentração), dhyana (meditação), e samadhi, (a percepção do si)." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Asana)


É importante saber que a filosofia ioga é baseada no uno. Ou seja, não existem dualidades ou "separações", "divisões". Diferentemente de nós, ocidentais, os orientais baseiam-se na ciência psicossomática que avalia o homem como um todo e que não se limita a tratar isoladamente cada parte.


"Psicossoma - Gr. ψυχή (psykhé), σομα (soma)= alma-corpo.

Originariamente, exprime o conceito aristotélico de unidade hilemórfica (matéria= corpo, forma = alma) que é o homem." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicossom%C3%A1tica)

M.F

3 comentários:

  1. Onde eu posso fazer Yoga no centro do rio?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dexter, tudo bem? Espero que sim. Olha só, eu moro em Natal/RN, mas de academia de yoga no Rio eu sei da academia do professor Hermógenes, que fica no Centro. Link: http://ow.ly/xFQ0L

    Eu dei uma pesquisada pra você e encontrei essa outra, A Savitri Yoga e Movimento Integral, tbm no Centro. Link: http://ow.ly/xFQ3V

    E eu também encontrei uma lista de opções com yoga gratuita no Rio! Só não sei se tem no Centro, dá uma olhada: http://ow.ly/xFQ6p

    Espero ter ajudado, me diz depois se deu certo! Um abração, namastê.

    ResponderExcluir